Meio ambiente

  1. Notícias
  2. Meio ambiente
  3. Araçuaí, no Jequitinhonha, tem dia mais quente da história do Brasil
Imagem: Reprodução / Instagram / @prefeituradearacuai

Araçuaí, no Jequitinhonha, tem dia mais quente da história do Brasil

Termômetros marcaram 44,8ºC no domingo (19), segundo o Inmet


Por Lucas Rage

Minas Gerais segue batendo máximas históricas de calor, em meio ao recorde de temperaturas que vem sendo registrado em vários municípios no interior mineiro.

A cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, registrou no domingo (19) o dia mais quente da história do Brasil, com os termômetros marcando impressionantes 44,8ºC. Medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e supera o calor de 44,7ºC, registrado em Bom Jesus (Piauí) em novembro de 2005.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet, "essa é a maior temperatura máxima já registrada pelo Inmet no Brasil em 114 anos de história do Instituto". “Esse calor excepcional de novembro se deve a uma grande massa de ar quente e seco que foi estabelecida no Brasil Central”, explica Azevedo. “A condição climática foi influenciada pelo fenômeno El Niño, que deixou as temperaturas bastante elevadas durante todo o mês de Novembro em Minas Gerais”, completa. Segundo o meteorologista, a previsão é de alívio e chuva nos próximos dias. “Já estamos com condição de instabilidade, proporcionada pela chegada de uma frente fria, em alguns pontos do estado”, conclui.

Ainda segundo o Inmet, o Brasil já registrou oito ondas de calor, somente no ano de 2023. Minas Gerais teve a cidade mais quente em dois desses picos de temperatura: com a oitava onda, em Araçuaí, e na quinta onda, quando São Romão (Sudeste Mineiro), quando as temperaturas registraram 43,5ºC.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais