A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, participou do 98 Talks de hoje, diretamente de Dubai. Ela está nos Emirados Árabes Unidos para participar do COP28.
Até o dia 12 de dezembro, cerca de 70 mil pessoas, entre representantes de governos e da sociedade civil, participarão de discussões sobre o futuro do meio ambiente e como evitar uma catástrofe climática global.
Durante a COP28, Marília, juntamente do vice-governador, Professor Mateus, apresentaram importantes anúncios e lançamentos para o enfrentamento da crise climática no workshop Minas Day, que aconteceu hoje.
"Hoje, durante o Minas Day, nós apresentamos os principais avanços, seja na questão de políticas públicas, e também apresentamos casos de sucesso da indústria e da agricultura em termos de descarbonizarão da economia. Houve apresentação de empresas da área de mineração, do setor sucroalcooleiro, do açúcar e do álcool, e na agricultura que hoje já tem práticas que reduzem a emissão de gases de efeito estufa", disse a secretária.
O convite para a participação do estado na COP28 se deve ao fato de Minas Gerais como estado que mais avançou na apresentação do que são os planos de ação climática para o futuro. "Nos últimos três anos, quando entramos no programa Race to Zero, a gente vem implementando diversas ações. O nosso grande desafio no mundo e no estado é reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Minas Gerais tem muitas vantagens importantes. Temos 34% do seu território de vegetação nativa. Estamos trabalhando fortemente o desmatamento no estado. Tivemos uma redução de 63% do desmatamento do bioma mata atlântica", completou.
Acompanhe a entrevista completa no vídeo abaixo: