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Imagem: Foto: WarnerBros./Divulgação

Barbie no Cinema: A estratégia que vai transformar a Mattel

A Mattel, famosa fabricante de brinquedos enfrentava um cenário complicado, exigindo da empresa uma virada estratégica para sobreviver no mercado.


Samuel Barbi

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Especialista em economia, entra ao ar às segundas-feiras com a coluna MundoZFundos, no RádioCast 98


Quantas vezes fui alvo de bullying por causa do meu sobrenome? Da escola ao exército as bonecas Barbie sempre foram uma sina, mas também um fator de diferenciação. Dificilmente alguém se esquece de mim depois de saber que meu sobrenome é Barbi, sem o “e” no final. Talvez essa seja uma importante chave para uma mudança em sua vida financeira. Fique tranquilo, vou explicar melhor ao longo do texto.

A Mattel, famosa fabricante de brinquedos, enfrentava um cenário complicado com quedas significativas nas vendas de seus produtos, especialmente no segmento das icônicas Barbies. Certamente, isso é resultado da redução dos índices de natalidade, bem como das mudanças de mentalidade das novas gerações, exigindo da empresa uma virada estratégica para sobreviver no mercado.

A solução encontrada pela empresa foi ousada e inteligente: expandir para a área cinematográfica através do lançamento do filme da Barbie. Essa abordagem acertou em cheio o fator nostalgia, afinal, as crianças de ontem são os adultos de hoje. Adultos com saudades de sua infância têm dinheiro no bolso e estão sempre em busca de alguma diversão para aliviar o amargor do dia-a-dia, e a nostalgia é um poderoso elemento de conexão com o público e uma potencial ferramenta de viralização.

O marketing da Mattel foi um dos pilares fundamentais do sucesso dessa estratégia. A empresa apostou em colaborações (collabs) com a Warner Bros, produtora do filme, garantindo uma divulgação abrangente e eficiente. Estima-se uma bilheteria entre 450 e 550 milhões de dólares, mas o verdadeiro pote de ouro está para muito além do cinema. A Zara apostou nas roupas rosas, o Burguer King adaptou lojas e criou linhas de hambúrgueres com molho rosa. Vendas de produtos licenciados, como roupas, acessórios, jogos e os próprios brinquedos da marca tendem a decolar com a hype do filme catapultando os resultados da empresa.

Inspirando-se na estratégia da Disney, a A Mattel compreendeu a importância de criar uma experiência completa para o cliente, que vai muito além da tela do cinema ou da TV. Está com sucesso promovendo uma imersão dos clientes no universo Barbie, cativando ainda mais os fãs da marca. Essa abordagem refletiu diretamente no mercado financeiro, impulsionando a valorização das ações da Mattel em mais de 17% em apenas um mês.

As dificuldades enfrentadas pela Mattel foram o estopim para a mudança de rumo e uma oportunidade de aprimoramento. Assim como as piadas com meu sobrenome na infância e adolescência me fizeram mais cascudo e resistente. Em vez de esconder, optei por de cara já me apresentar por ele e criar respostas prontas para aquelas formas mais recorrentes de brincadeiras, bem como rir junto com as pessoas no lugar de ficar magoado. Sem intenção, essa estratégia tornou-se uma forma de marketing. Dificilmente alguém se esquece do meu sobrenome e, em última instância, de mim. Isso promove relacionamento com as pessoas e, invariavelmente, collabs que aprimoram meus resultados pessoais.

O filme da Barbie tornou-se uma virada de página brilhante para a Mattel, mostrando que o poder da nostalgia, do marketing bem executado e das colaborações inteligentes podem ser a fórmula certa para a superação de desafios no mundo dos negócios. Hoje sou extremamente grato pelo meu sobrenome. Não temer as adversidades e abraçá-las como oportunidades de crescimento e transformação é o que nos conduz ao aprimoramento. As dificuldades são o combustível essencial para a mudança. Lembre-se que sempre podemos encontrar em nossos maiores desafios a inspiração para alcançar uma vida financeira mais próspera.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
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