Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. Estrada Real Junina
Imagem: Foto: minasgerais.com.br

Estrada Real Junina

Festa, trazida para o Brasil pelos portugueses, é uma das mais tradicionais do Brasil


Daniel Magalhães Junqueira

Entretenimento

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


Pula fogueira iá iá... Pula fogueira iô iô... A época mais esperada do ano chegou! Pamonha, bolo de milho, amendoim, feijão tropeiro, arroz doce, maçã do amor, caldo de feijão, vinho quente, quentão... não podem faltar nas festas dos meses de junho e julho, que são marcados pelas tradicionalíssimas festas de celebração dos principais santos juninos: Santo Antônio, São Pedro, São João e São Paulo.

Trazidas para o Brasil pelos portugueses, o período das festas juninas é marcado por sabores e tradição, desde a culinária, à típica dança da quadrilha e as brincadeiras - pescaria, correio elegante, quebra pote e pau de sebo, por exemplo.

E na Estrada Real, as tradições religiosas que são a razão do período dedicado aos Santos, Antônio, João e Pedro, ganham destaque com procissões e o hasteamento de bandeiras em mastros próximos a igrejas, com imagens dedicadas a esses santos.

Separamos algumas destas festas que esquentam essa deliciosa época, para incluir no seu roteiro junino.

Rio Acima: A Festa de Santo Antônio é centenária na cidade e é realizada no mês de junho, com a trezena de Santo Antônio entre os dias 31 de maio a 12 de junho e no dia 13, festeja-se o dia do Padroeiro.

Nos arredores da Matriz, que está a imagem de Santo Antônio, trazida pelos bandeirantes no século 18, e que ainda está conservada, as atrações musicais e barraquinhas com o tradicional “Pastel de Santo Antônio” são um atrativo a parte.

Coronel Xavier Chaves: O Arraiá no Mirante, será repleto de diversão, música, dança, comidas típicas e contará com a inauguração do um novo Mirante. Além de se deslumbrar com uma vista incrível da cidade, a festança será abrilhantada pela Banda Municipal Santa Cecília e pelo Coral Voz da Lua. O Grupo Arraiá do Fundos Vila Mendes, que é um grupo cultural da cidade, conduzirá uma calorosa apresentação de dança típica e farão uma quadrilha improvisada com o público presente.

Belo Vale: O 6º Festival Junino e Cultural resgata a culinária típica junina e é um convite irresistível para saborear as delícias dessa época, além da tradição das cidades de interior, marcadas pelos forrós e "Arrasta pé". Os Mestres e mestras da culinária, devidamente credenciados, se apresentam com dois pratos cada, sendo um prato principal e um petisco, salvaguardando assim a gastronomia local voltada para a festança junina. Na praça acontecerá shows de música de artistas locais.

São Lourenço: Para quem gosta de um arrasta pé, o 3º Festival de Quadrilhas Juninas, acontece entre os dias 08 e 10 de Junho em São Lourenço. A apresentação das quadrilhas inscritas acontece em três categorias: da Melhor Idade - para integrantes acima de 45 anos; Jovem - para integrantes acima de 16 anos e Especial - formada somente por integrantes com necessidades especiais. Simbora dançar o “Balancê” e o “Anavan”!

Serro: Na região do Caminho do Diamantes a festança junina acontece o mês inteiro. Em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro, acontece a 27ª Festa Junina e Cavalgada na charmosa vilazinha, com mais de trezentos anos de fundação mantendo com sucesso, suas tradições, cultura e hábitos locais, com muita comida boa, cavalgadas, quadrilhas e shows.

Já na sede, a terceira edição do Arraiá do Serro Frio, que acontece entre os dias 14 e 17 de junho, contará com apresentações de quadrilhas das escolas, barracas de comidas típicas e shows musicais locais e regionais. Eita coisa boa viu sôh.

Santana do Riacho: No mês de julho, na Serra do Cipó, o Cipó Raiô é a festa junina oficial da região. A Festa Junina da Serra do Cipó terá shows, apresentações e muita comida típica, como quentão, pipoca, maçã do amor, caldos e todas as delícias que uma festa junina merece.

Ainda na região da Serra do Cipó, na Lapinha da Serra, o Arraiá da Lapinha, que acontece no final do mês de julho, conta com shows de artistas locais e regionais, apresentação cultural do Batuque da Lapinha, comidas típicas e as esperadas quadrilhas das crianças e dos adultos. A cada ano a festa tem um tema relacionado à cultura local, sensibilizando visitantes e moradores quanto a preservação dos costumes e do meio ambiente.

Belo Horizonte: A capital mineira não pode ficar de fora e é destaque com o Arraial de Belô, que começou em 1979. O evento cresceu e chegou a receber 120 mil pessoas, que podem acompanhar competições com mais de 40 quadrilhas de dança, gastronomia típica caipira e muita música.

Na sua 44ª edição e com programação reforçada nos meses de julho e agosto, o festejo esse ano será nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, mantendo a já tradicional ‘Experiência Junina Completa’, com a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas.

Festejos que aquecem essa deliciosa época, repletos de história, cultura, gastronomia e muita alegria! Estrada Real: Uma estrada, seu destino!


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais