Tenho visto muitos lulopetistas e radicais de esquerda pedindo a prisão de Bolsonaro e comemorando cada decisão judicial contra o ex-presidente como uma busca e apreensão e até mesmo sua inelegibilidade.
Compreensível uma vez que, no Brasil, a política é encarada como futebol e, há cerca de 6 anos, a turma lulopetista levava um verdadeiro “7 a 1” com Lula sendo preso e lá permanecendo por mais de ano. Essa atitude só comprova o espírito de vingança ainda existente entre a extrema esquerda lulopetista. Uma pena.
Dito isso, precisamos relembrar o que aconteceu com a Lava jato, responsável pela prisão de Lula. Depois que o centro de poder mudou, vários atos de Moro tidos por abusivos por alguns foram anulados, trazendo não só a liberdade de Lula, como também uma verdadeira perseguição a Moro em sua nova função de Senador da República.
Ora, o que estamos vendo acontecer? Um ex-presidente extremamente popular(e acredito, o mais popular deles) submetido a atos supostamente abusivos por parte do poder judiciário, em especial por um Ministro do STF segundo alegam apoiadores de Bolsonaro, arrancando aplausos da extrema esquerda e a revolta de seus apoiadores (e cá entre nós, de qualquer pessoa que acredite na Democracia). Como acham que isso vai acabar?
Tudo muda por aqui a depender de onde está o centro do poder. Infelizmente, a insegurança jurídica está cada vez mais gritante no Brasil, especialmente no que tange a direitos individuais. Não se assuste se os perseguidos Moro e Bolsonaro tiverem suas posições de hoje ocupadas por Moraes e Lula amanhã.
Tudo depende do centro do poder… Infelizmente. Espero que um dia possamos ter o mesmo tratamento jurídico e respeito aos direitos individuais para qualquer pessoa, independente de onde estiver o centro de poder e independente de sua ideologia. Isso se chama segurança jurídica.