Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. Vale do Travessão
Imagem: Rodrigo Azevedo (acervo IER)

Vale do Travessão

Conheça o vale que fica na parte alta do Parque Nacional da Serra do Cipó


Daniel Magalhães Junqueira

Entretenimento

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


Canoagem, rapel, cascanding, tirolesa – a Serra do Cipó é o cenário perfeito para os esportes radicais, especialmente esses que envolvem rios, rochas e cachoeiras. Entre as muitas opções do local, nessa que é uma das maiores reservas naturais do País, destacamos o Vale do Travessão, o divisor natural das Bacias dos Rios São Francisco e Doce.

Localizado na parte alta do Parque Nacional Serra do Cipó, o Travessão é uma antiga passagem utilizada por tropas há séculos, o único ponto possível de passagem naquele trecho de encostas íngremes, uma grande travessa, um travessão! A região do Travessão também é o divisor de quatro municípios que compõem o território da unidade de conservação: Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

Através de uma caminhada extremamente prazerosa, com uma extensão de 18 Km, o turista passa ainda três pontos de água nessa trilha, a Mata das samambaias, Cachoeira Espelhada e Pinturas Rupestres.

Por todo o caminho, pode-se admirar a profusão de flores do cerrado, em um espetáculo raro de cores e formas. Córregos transparentes e uma densa mata de samambaias, com um percurso que tem aproximadamente 1k de extensão, são outras atrações do percurso até o travessão.

Na região, é possível conhecer muito da cultura e história mineira, além de estar imerso em uma vegetação com características únicas e uma fauna diversificada. 

A dica é começar a caminhada logo pela manhã, no mais tardar às 8h, passando primeiramente pela cachoeira espelhada, porém parando nela na volta. Depois pelas pinturas rupestres, chega-se ao ponto alto da caminhada, que proporciona paisagens esplêndidas e com o diferencial do marco entre a transição do cerrado e da mata atlântica.

Após essa diversão, retorne para a cachoeira espelhada. Com águas cristalinas, fazendo com que de fato o reflexo da paisagem se reflita em seu horizonte, como um espelho d’água, a Cachoeira do Espelho traz uma beleza pouco vista, que encanta os visitantes e permite mergulhos refrescantes. Há um mirante com o percurso das águas com uma vista maravilhosa. 

Os últimos três quilômetros, é possível contemplar um maravilhoso pôr do sol.

O Vale do Travessão é um lugar significativo e monumental, com uma paisagem encantadora e que faz valer a pena todo o esforço físico para alcançar o ponto alto da caminhada, em uma das paisagens mais belas do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Dicas para aproveitar ao máximo o Travessão:

• Leve bastante água e comida para passar o dia;

• O Parque Nacional da Serra do Cipó recomenda o uso da portaria Alto Palácio para acessar o Travessão;

• Recomendamos a contratação de um condutor para a realização do passeio, eles conhecem muito bem a região;

• Vá com roupa confortável e que cubra as pernas e braços, para não se arranhar nas samambaias e use sapatos que deem aderência;

• Dê preferência em fazer o passeio em dias frescos, mais nublado, para evitar muita exposição ao sol. Se o dia estiver de céu aberto, usar bonés, chapéus e protetor solar. 

• Vá cedo, pois a caminhada é longa e demorada - em torno de 6 horas andando;

• Um cajado será muito útil durante a caminhada, já que o trajeto é bastante íngreme;

• Não há sinal de telefonia móvel nem brigada de resgate na região (mais um motivo para ir acompanhado de um condutor de turismo);

• Seja um turista consciente, respeite a comunidade local. 

Repleta de campinas, cercada por serras ao fundo e flores sempre-viva por toda parte. Uma travessia por histórias e belezas naturais na Serra do Cipó. É impossível ser amante da natureza e não se apaixonar pelo magnífico Travessão! Estrada Real: Uma estrada, seu destino! 


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais