Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Alternativa à RFF: Tadeu Martins promete solução para dívida de Minas em março
Imagem: Luiz Santana / ALMG

Alternativa à RFF: Tadeu Martins promete solução para dívida de Minas em março

Presidente da Assembleia Legislativa falou sobre a negociação de débitos de R$ 160 bi à União


Por Lucas Rage

A negociação das dívidas de Minas Gerais com a União pode ganhar uma alternativa, ainda neste mês de março. Declaração partiu do presidente da Assembleia Legislativa De Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins (MDB), em coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (7).

Segundo Martins, uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foi acertada em reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD)

 “As ideias estão todas em aberto. O Governo do Estado está aberto às sugestões que porventura aparecerem. E o governo federal está muito empenhado em resolver essa questão (das dívidas estaduais)”, afirmou Tadeuzinho, que também participou do encontro.

O chefe do Legislativo mineiro não descarta, inclusive, a prorrogação do prazo para a retomada da dívida — suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF)“Nós temos que aguardar essa sugestão, a depender da complexidade dela. Não tenho dúvida de que tanto o governo federal como o Governo do Estado já demonstraram disposição de pedir um novo prazo (ao STF)”, explicou.

Consenso chega após visita de Romeu Zema a Brasília, na quarta-feira (6), quando o governador se encontrou com o presidente Lula. Audiência era pedida pelo governador desde a vinda do petista a Belo Horizonte, em fevereiro. Essa foi a primeira visita de Lula ao estado desde que assumiu o terceiro mandato.

Apresentada pelo Executivo Estadual à Assembleia Legislativa, em dezembro do ano passado, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal foi alvo de críticas por parte de Martins e Pacheco à época da apresentação do plano. A equipe de Zema, entretanto, se mostrou aberta ao diálogo — seja na alteração da proposta ou na apresentação de alternativas para o pagamento da dívida — avaliada em R$ 160 bilhões.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais