Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. Zema e Lula, o encontro que (ainda) não aconteceu
Imagem: Ricardo Stuckert / PR | Gil Leonardi / Imprensa MG

Zema e Lula, o encontro que (ainda) não aconteceu

Missão de discutir a dívida de Minas para com a União segue firme, a despeito do que tenta “vender” a oposição


Paulo Leite

Notícias

Sociólogo e jornalista. Colunista dos programas Central 98 e 98 Talks.


Na manhã de hoje o governador Romeu Zema e seu vice Professor Mateus, em Brasília, tentaram um encontro com o presidente Lula. Na versão da oposição, Lula não quis conversar com Zema sem a interlocução de Rodrigo Pacheco, o que explicita a intenção do presidente em, ao menos por enquanto, apadrinhar a candidatura do presidente do Senado ao governo de Minas em 2026.

Na versão do vice-governador de Minas, com quem conversei, o caminho natural para as tratativas sobre a dívida mineira devem naturalmente passar por Pacheco, com quem Zema tem agendada conversa. O encontro que aconteceu hoje com o ministro Rui Costa, de acordo com Mateus, foi proveitoso. Tanto que já está agendada outra reunião, determinada por Lula, com o ministro Haddad, onde o assunto central será a provável remodelagem da dívida de Minas para com a União.

Reuniões à parte, fica a certeza de que toda e qualquer conversa entre o governo de Minas e o presidente da República tem como pano de fundo o desenho da campanha de 2026. Mexer bem as peças nesse tabuleiro de xadrez pode ser o movimento que levará ao xeque-mate.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais